Saúde à “Cerveja” em Português e à “Beer” em Inglês

Na maior parte dos países, Portugal incluído, o Dia Internacional da Cerveja é celebrado na primeira sexta-feira de agosto. Não será por acaso que a data é móvel e calha no fim da tradicional semana de trabalho, pois as celebrações dos mais entusiastas entram muitas vezes pela noite dentro e o tempo de recuperação necessário poderá prolongar-se até segunda-feira de manhã.

Claro que o verdadeiro entusiasta da cerveja poderá querer celebrar esta bebida, com mais de seis mil anos de existência, em qualquer dia do ano, mas o Dia Internacional da Cerveja é sempre uma boa oportunidade para descobrir um pouco mais da sua história e compartilhar de bons momentos na companhia de outros apreciadores – e porque não explorar as incontáveis cervejas artesanais que conseguem surpreender até os mais conhecedores?!

É interessante como na maior parte da Europa ocidental a palavra para “cerveja” tem duas variantes principais: “cerveja” em português, “cerveza” em espanhol, mas “beer” em inglês, “bière” em francês, “birra” em italiano e “bier” em alemão!

A maior parte das explicações etimológicas apontam para uma palavra de origem gaulesa, que terá entrado no Latim como “servisia”, o que queria dizer “fermentado”. “Bibere” é o verbo latino que quer dizer “beber”. Combinado com “servisia”, que depois evoluiu para “cervesia”, deu origem à expressão “cervesiam bibere” – uma bebida fermentada.beer-890495_960_720

Ao que parece, alguns países adotaram para o seu “néctar dourado” a primeira palavra da expressão (de onde vêm a “cerveja” portuguesa e a “cerveza” espanhola) e outros a segunda – “bièrre”, “beer”, “bier”, “birra”.

Depois da água e do chá, a cerveja é a terceira bebida mais consumida em todo o mundo, sendo uma bebida muitas vezes presente nas grandes celebrações e reuniões de amigos.

“Saúde”! “Cheers”! – o consumo de cerveja acompanha a celebração!

Seja qual for o país onde esteja e a origem etimológica que nele sobreviva, a cerveja é a bebida ideal para se integrar com a população local e fazer novos amigos.