Guia para os Amantes de Cerveja em Portugal

Se é apreciador de cerveja, ficará com certeza feliz por saber que Portugal é um dos maiores produtores e exportadores europeus. Existem muitas variedades por onde escolher, e os bares e restaurantes costumam servir várias opções.

Com um clima de sol e calor, Portugal é um país com condições ideais para apreciar uma boa cerveja gelada. Lisboa tem até um Museu da Cerveja! Nele podemos aprender tudo sobre a história da produção de cerveja em Portugal e o processo da sua elaboração. Mas o melhor mesmo são as provas!

Iremos de seguida enumerar algumas das melhores variedades que se encontram facilmente em supermercados, restaurantes e bares por todo o território português.

Sagres – 5,2% – A Sagres, a par da Super Bock, é a grande dominadora do mercado português. Esta é a sua cerveja mais popular, do estilo Lager. Feita com uma seleção natural de lúpulo, malte e cereais, esta cerveja tem um aroma discreto, mas com toques de malte. A sua textura é rica, com um sabor algo seco e frutado.images (2)

Sagres Preta – 4,3% – Esta é a cerveja preta da Sagres. É bastante espessa e com espuma cor de café. Para uma cerveja preta, é até bastante leve, mas o seu sabor é intenso. É uma cerveja escura, com aromas de fumo e café.

Super Bock – 5,6% – A popularíssima lager, da Super Bock, é a líder do mercado nacional. O aroma a lúpulo fresco combina bem com a cor, de um amarelo pálido. O sabor é leve e frutado, e a textura suave. Com uma acentuada adstringência, esta é uma cerveja muito agradável de beber.

Super Bock Stout – 5% – A cerveja preta da Super Bock é muito escura e apresenta uma espuma cremosa. Tem um aroma de café e fruta. O sabor é fresco e frutado, e a sua textura é espessa. É uma cerveja interessante, pois combina os sabores doce e amargo.