Férias em Portugal com a Cerveja

Portugal é um destino de férias por excelência. Se o país tivesse exatamente as mesmas dimensões, mas uma orientação Este-Oeste, para além da diferença entre o litoral e o interior, pouco mudaria ao longo da sua extensão. Com uma orientação Sul-Norte, a variedade oferecida é tremenda, dificilmente igualável por um país europeu de dimensões semelhantes.

Assim, Portugal presenteia o turista com praias de encantar, desde as mais pequenas e escondidas, como muitas na Costa Vicentina ou até na costa sul Algarvia, até longas extensões de areal, como a existente para sul de Troia ou na Figueira da Foz.

Por contraste, apenas umas dezenas de quilómetros para o interior, o Portugal rural ostenta montanhas como a Serra da Estrela ou o Gerês e vastas extensões levemente ondulantes, como não faltam no interior alentejano.beer-926616_960_720

E o que dizer de cidades como Lisboa, Porto ou Coimbra, com os seus séculos de história, museus, monumentos, atividades culturais e oferta gastronómica? Afinal, em Portugal há algo para todos os gostos.

Embora o vinho seja a bebida portuguesa com maior relevância internacional e até com grande procura além-fronteiras, a cerveja nacional começa, pouco a pouco, a desenvolver-se, ocupando um nicho até há pouco vazio no mercado.

Desde o final da primeira década do século XXI, com o aparecimento da produtora de cerveja Sovina, a aposta nas cervejas artesanais de qualidade tem vindo a aumentar em Portugal, podendo quase falar-se de uma “revolução” da cerveja.

Tal como existe a tradição de se acompanhar peixe com vinho branco e carne com vinho tinto, os novos conceitos e tendências gastronómicas começam a olhar para a cerveja artesanal portuguesa como um complemento ideal para alguns dos novos pratos.

Se Portugal é um destino perfeito para fazer férias, então a cerveja portuguesa é o acompanhamento ideal para muitos dos pratos da deliciosa gastronomia nacional.