Fazer Cerveja em Casa

Quem gosta de boa cerveja, em princípio só não produzirá a sua própria bebida em casa por uma de três razões: se achar que é um processo caro, moroso e difícil; se tiver provado cerveja caseira de má qualidade; se nunca tiver ouvido falar dessa possibilidade. A terceira razão fica aqui mesmo eliminada, pois encontrará neste texto a informação básica necessária para produzir cerveja em sua casa.

Se souber como ferver água e mexer um caldo, então está apto a produzir a sua própria cerveja! Os ingredientes são simples e de fácil obtenção e todo o processo fica facilitado com a compra de um “kit” de produção, disponível no mercado.beer ingredients
Como noticia o jornal “Público”, a produção caseira é simples, divertida e pouco dispendiosa. Na verdade, um litro de boa cerveja rondará os 70 cêntimos após todo o processo!
Como indica o artigo, é possível inscrever-se num “workshop” para aprender alguns truques e procedimentos menos óbvios, mas, se desejar, poderá saltar este passo e fazer as suas próprias experiências. Os “kits” trazem tudo aquilo de que irá necessitar, pelo que só terá de se preocupar com a obtenção dos ingredientes e das garrafas.

A cerveja é essencialmente obtida a partir de água, cereais maltados e lúpulo. O cereal normalmente escolhido é a cevada, mas o milho também é frequentemente utilizado.
O processo é simples, mas, para obter os melhores resultados, recomendamos que desinfete todos os materiais a utilizar e que adquira apenas ingredientes de reputada qualidade.
Não utilize detergentes ou sabão para lavar o material, pois por vezes é difícil remover todos os resíduos. Existem preparados adequados que poderá facilmente obter para o efeito.

A partir daqui, pode começar a juntar os ingredientes e a dar os primeiros passos na produção da sua cerveja, feita em casa, ao seu gosto.