Como Encontrar Cerveja Artesanal em Portugal

Portugal não é exatamente conhecido pela sua cerveja. Pelo vinho? Sim. No entanto, se não espera encontrar cerveja que o surpreenda em Portugal, prepare-se: o melhor é mesmo contar com uma surpresa!

Como encontramos a cerveja artesanal portuguesa? Não é nas prateleira dos supermercados, com certeza – ou pelo menos não na maioria deles.

Para o cidadão português habituado a ter duas ou três escolhas de cerveja estilo Lager, uma ou duas cervejas pretas e pouco mais, a Super Bock Abadia e a Sagres Bohemia pareciam ter revolucionado o mercado, quando surgiram nas lojas para venda ao público.

Mas, atentos à realidade nacional, que começava a prestar atenção ao que se passava fora, os grandes apreciadores de cerveja em Portugal decidiram que estava nas suas mãos mudar o panorama cervejeiro nacional.beer-203863_960_720

Correndo riscos, inovando, experimentando, os criadores das atuais melhores cervejas portuguesas, como Letra, Mediaevalis, Sovina, Maldita, Amphora ou Vadia, tomaram a iniciativa e entraram no mercado dominado até então pelas gigantes Sagres e Super Bock.

E o resultado? Não se vende a internacionalmente medalhada Maldita numa tasca qualquer, mas os restaurantes da alta gastronomia portuguesa, em grande expansão, pedem este tipo de cervejas para acompanhar os seus pratos mais requintados.

E onde se encontram para venda? Como mencionado acima, nos restaurantes mais em voga, nas lojas especializadas e na Internet. Alternativamente, em espaços como a Cerveteca Lisboa, onde consegue encontrar 11 cervejas servidas à pressão e mais de cem cervejas nacionais e internacionais servidas em garrafa. Pode também pedir-se o “menu de degustação”, que traz uma generosa quantidade de dez cervejas diferentes para provar. Contudo, na Cerveteca Lisboa, prima-se pela qualidade e não pela quantidade consumida.

Portugal pode não ser um dos destinos onde tradicionalmente se espera beber a melhor cerveja, mas o panorama tem vindo a mudar. A cultura cervejeira está a crescer e, com ela, a oferta de novas e estimulantes variedades.